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Metadados
Título
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização
Ano
Tipo de Documento
Resumo
Nesta unidade, discutiremos sobre o tratamento da heterogeneidade de conhecimentos dos aprendizes no processo de alfabetização. Após caracterizarmos a heterogeneidade de conhecimentos dos alunos como um fenômeno natural e inevitável, refletiremos sobre a importância da realização de diagnósticos, no início e ao longo do ano letivo, dos conhecimentos dos alunos, analisando a função desse instrumento no acompanhamento das aprendizagens das crianças e na (re)organização do ensino a elas proposto. Refletiremos, ainda, sobre a questão da diversificação das atividades e das formas de agrupamento dos alunos, assim como acerca do atendimento específico a alunos com dificuldades em seu processo de alfabetização. Em uma segunda parte, analisaremos algumas alternativas didáticas para o tratamento da heterogeneidade em sala de aula, especialmente em relação ao acompanhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem da notação alfabética. Para tanto, apresentaremos e refletiremos sobre relatos de atividades ou exemplos envolvendo o uso de recursos como livro didático, jogos e obras complementares.
Idioma
Português
Origem do documento
Documento nacional
Local da publicação
Brasília, DF.
Instância responsável
Governo Federal | Ministério da Educação (MEC) > Secretaria de Educação Básica (SEB)
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização. Brasília: MEC, 2012. (Ano 02, unidade 07).
Keyword
Educational Strategies | Literacy | Testing | Writing Ability
Palavras-chave
Alfabetização | Aprendizagem da Escrita | Avaliação do Aluno | Direitos do Educando | Estratégias Didáticas