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2015_DPEE_MEC_Secadi_Orientacao_Implementacao_Politica_Educacao_Especial_Perspectiva_Educacao_InclusivaBaixar
Metadados
Título
Orientações para implementação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Autor
Brasil. Ministério da Educação | Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
Ano
Tipo de Documento
Resumo
O Ministério da Educação – MEC, com base dos marcos legais políticos e pedagógicos da educação inclusiva, atua para assegurar o direito de todos à educação regular. Em 2008, estabelece a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, documento orientador para estados e municípios organizarem suas ações no sentido de transformarem seus sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos. Além de decretos e resoluções, há um conjunto de documentos – notas técnicas e pareceres – que auxiliam na efetivação dos compromissos estabelecidos pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência. Estes documentos, oriundos de demandas dos sistemas de ensinos e sociedade em geral, estão disponíveis neste caderno, organizado para auxiliar e subsidiar as discussões, ações e o controle social das políticas públicas voltadas à inclusão escolar das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação.
Idioma
Português
Origem do documento
Documento nacional
Local da publicação
Brasilia, DF.
Instância responsável
Ministério da Educação (MEC) > Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI)
Link da publicação
http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2015-pdf/17237-secadi-documento-subsidiario-2015
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações para implementação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF.: MEC, 2015.
Keyword
Palavras-chave
Educação Especial | Educação Inclusiva | Políticas Públicas em Educação