Documentos
Metadados
Título
Monitoramento dos Objetivos de Educação para Todos no Brasil.
Autor
Ano
Tipo de Documento
Resumo
A Representação da UNESCO no Brasil, comprometida com a melhoria da qualidade da educação pública no país, se propõe a contribuir para o debate e para a formulação de políticas públicas educacionais por meio de um conjunto diversificado de ações, entre as quais o monitoramento dos objetivos de Educação para Todos no Brasil. Com esta finalidade, foi elaborado este encarte cujo propósito é oferecer ao leitor brasileiro um panorama dos avanços realizados pelo país rumo ao alcance dos objetivos de EPT. Nele foram destacadas as estatísticas apresentadas pelo Relatório de Monitoramento Global de EPT 2010 referentes ao Brasil, além dos dados educacionais mais recentes do Censo Escolar de 2007, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep/MEC) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2008, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A realidade educacional brasileira é retratada aqui por meio da análise comparativa do Brasil com um conjunto de países que possuem características comuns e com aqueles que têm se constituído como referência para as políticas educacionais brasileiras. Por fim, faz-se breve avaliação dos resultados alcançados em relação às metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE), instrumento de planejamento nacional para uma educação de qualidade, cuja vigência termina no final do ano corrente. O propósito do presente encarte é, portanto, o de proporcionar elementos de análise e monitoramento da realidade socioeducativa brasileira, contribuindo dessa forma para o fortalecimento do compromisso rumo ao cumprimento dos Objetivos de Educação para Todos no Brasil.
Idioma
Português
Origem do documento
Documento nacional
Local da publicação
Rio de Janeiro, RJ.
Instância responsável
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)
Referências
UNESCO. Monitoramento dos Objetivos de Educação para Todos no Brasil. Rio de Janeiro: Moderna, 2010.
Keyword
Access to Education | Adult Education | Elementary Schools | Kindergarten | Technology Education
Palavras-chave
Acesso à Educação | Educação de Jovens e Adultos | Educação Infantil | Educação Tecnológica | Ensino Fundamental