O presente fascículo tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de práticas inclusivas na educação escolar de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. A elaboração deste texto disponibiliza subsídios teóricos necessários à compreensão do transtorno numa perspectiva de interface com a educação escolar. Isso significa que, embora se tenha recorrido ao campo da psiquiatria para melhor compreender as manifestações do transtorno no cotidiano do aluno na escola, o empenho é contextualizá-lo no âmbito educacional. O fascículo aborda, também, as práticas escolares com o objetivo de propiciar a superação das dificuldades iniciais e o desenvolvimento de competências sociocognitivas das crianças com este transtorno. Tais práticas decorrem da observação de situações reais em escolas públicas de educação infantil e fundamental e da busca de subsídios teóricos que permitissem compreender o desenvolvimento efetuado pelos alunos por meio da escolarização, de modo a sistematizar as estratégias pedagógicas a serem compartilhadas com outras escolas. Esperamos que o conteúdo deste fascículo contribua com os professores da educação básica, que atuam na sala de aula comum e no Atendimento Educacional Especializado - AEE, quando estiverem diante da oportunidade de atuar junto ao aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento.
BELISÁRIO FILHO, José Ferreira; CUNHA, Patrícia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: transtornos globais do desenvolvimento. Brasília, DF: MEC/SEESP; [Fortaleza: Edições UFC], 2010. Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, v. 9.