Este fascículo se propõe a apresentar algumas idéias, práticas e vivências pedagógicas que contribuirão para a inclusão de pessoas com deficiências múltiplas e outras com surdocegueira na escola comum. Nos seus capítulos, trataremos dos recursos que utilizamos para que esses alunos participem das atividades nas escolas comuns, com seus colegas sem deficiência. Esperamos que o conteúdo deste trabalho elucide as possibilidades de os alunos com surdocegueira e deficiências múltiplas desenvolverem suas potencialidades, quando são atendidos devidamente em suas necessidades, na sala de aula e no AEE. Trataremos das necessidades específicas desses alunos na escola comum no terceiro capítulo. Vamos apresentar os recursos para a aprendizagem dessas pessoas no quarto capítulo. No capítulo final, relatamos os progressos de uma criança surdocega incluída em uma escola comum.
BOSCO, Ismênia Carolina Mota Gomes; MAIA, Shirley Rodrigues; HIGINO, Mesquita, Sandra Regina Stanziani. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: surdocegueira e deficiência múltipla. Brasília, DF: MEC/SEESP; [Fortaleza: Edições UFC], 2010. Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, v. 5.