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Título
Plano decenal de eduação para todos.
Ano
Tipo de Documento
Resumo
Plano Decenal foi concebido e elaborado para ser um instrumentoguia na luta pela recuperação da educação básica do País. Todavia, a sua efetivação depende de esforço integrado e compartilhado entre todas as esferas e agentes do processo educativo, ou seja. a União, os Estados e Municípios, as escolas, os professores e dirigentes escolares, as famílias e a sociedade civil. Torna-se cada vez mais importante que cada uma dessas instâncias e segmentos assumam compromissos públicos com a melhoria do ensino, fazendo da escola um centro de qualidade e cidadania, com professores e dirigentes devidamente valorizados, ajudando o Pais a edificar um eficiente sistema público de educação básica. O Plano Decenal propõe metas claras para a efetiva valorização e
reconhecimento público do magistério. Essas metas começam a ser trabalhadas conjuntamente pela União, Estados e Municípios no âmbito de suas responsabilidades constitucionais. Torna-se necessário, simultaneamente, o fortalecimento institucional das escolas para que possam elaborar e executar projeto pedagógico de qualidade, objetivo que requer o apoio e participação dos professores e dirigentes escolares, das famílias e da comunidade próxima à escola. Para facilitar o debate do Plano Decenal nas escolas, está apenso á edição que estou encaminhando um Roteiro-Sugestão, que pode e deve ser enriquecido pela comunidade escolar.
Idioma
Português
Origem do documento
Documento nacional
Local da publicação
Brasília, DF.
Instância responsável
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Plano decenal de eduação para todos. Brasilia, DF: MEC, 1993.
Palavras-chave
Educação Básica | Planejamento do Ensino | Política da Educação