Flávia Faissal de Souza

Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Desenvolvimento Humano e Diferenças (GEDH) e Coordenadora do Projeto de Extensão Laboratório Educação e Diferenças (LED).

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) e do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd).

GEDH

Grupo de Pesquisa em Educação, Desenvolvimento Humano e Diferenças

O GEDH é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC), ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Assumindo como referencial teórico central os pressupostos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano os estudos desenvolvidos têm como foco as questões que emergem no campo da psicologia educacional, das políticas educacionais nacionais e internacionais, e dos Direitos Humanos que concernem as pessoas com deficiência.

LED

Laboratório em Educação e Diferenças

O LED é um projeto de extensão cadastrado no Departamento de Extensão (Depext) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que atua em dois eixos: em parceria com redes públicas de Educação Básica, desenvolve atividades no campo de formação inicial e continuada de professores com foco nas relações de ensino no contexto da Educação Especial na perspectiva das políticas de Educação Inclusiva; e, na construção e manutenção do banco de dados com os documentos nacionais e internacionais, recuperados nas pesquisas do GEDH/UERJ, no campo dos direitos das pessoas com deficiência, buscando em ambos, uma contínua articulação com as atividades de ensino e de pesquisa da universidade.

Equipe GEDH&LED

Alessandra Cassia de Oliveira Barbosa 

Aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ) – Bolsista Faperj.

Pesquisa: Interações sociais e cotidiano escolar de estudantes mulheres com deficiência na EJA.

Atuação Profissional: Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Email: acobid@yahoo.com.br

Alessandra Mendes Luiz

Aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia da FEBF/UERJ – Voluntária de Iniciação Científica (PIBIC-UERJ/CNPq).

Projeto: Políticas educacionais no processo de escolarização dos alunos com deficiência no contexto de uma escola de Ensino Fundamental I.

Atuação Profissional: Analista de Recursos Humanos do Departamento Geral de Ações Socioeducativa (DEGASE), Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC).

Email: alessandraluiz37@gmail.com

Bárbara Silva dos Santos Pereira 

Aluna do curso de doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ) – Bolsista Faperj.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ).

Pesquisa: Interseccionalidade, desenvolvimento humano e condições de vida de alunos com deficiência múltiplas.

Atuação Profissional: Professora de educação básica na rede municipal de Duque de Caxias/RJ.

Email: bsspereira@gmail.com

Francislanny Pereira de Jesus

Voluntária.

Aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC) – Orientanda da Profa Dra Geovana Mendonça Lunardi Mendes.

Pesquisa: Política de Terminalidade Específica para Estudantes com Deficiência Intelectual na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina: Interpretação, Tradução e (Des)articulações com a Perspectiva da Educação Inclusiva.

Atuação Profissional: Pedagoga na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Estado de Santa Catarina (SC).

Email: francislannypereira@gmail.com

Gilton Francisco Sousa de Andrade

Aluno do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ).

Pesquisa: Formação e atuação do gestor escolar no contexto das políticas de educação inclusiva.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGEdu/UNIRIO).

Atuação Profissional: Técnico em Assuntos Educacionais, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Email: gilton.andrade4@gmail.com

Giselle Coutinho Ferreira 

Aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ) – Bolsista Faperj.

Pesquisa: O papel das políticas de formação continuada na construção do trabalho pedagógico na perspectiva da educação inclusiva em uma escola de educação infantil e ensino fundamental.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ).

Atuação Profissional: Pedagoga no CEFET-RJ e orientadora pedagógica na Rede Municipal Ensino de Duque de Caxias/RJ.

 Email: gferreira1312@gmail.com

Júlio Cezar Assis da Silva Júnior

Aluno do curso de Licenciatura em Matemática da FEBF/UERJ – Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-UERJ/CNPq).

Projeto: Políticas educacionais no processo de escolarização dos alunos com deficiência no contexto de uma escola de Ensino Fundamental I

Email: julio_cesar_assis@hotmail.com

Letícia Alves de Oliveira

Aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ) – Bolsista CAPES. 

Pesquisa: Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I: o processo de constituição docente no contexto das políticas de educação inclusiva

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ).

Atuação Profissional: Docente na Rede Municipal de Educação de Maricá/RJ.

Email: leticiaalves92@ymail.com

Letícia Felix Siébra

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ) – Bolsista CAPES

Pesquisa: A escolarização de alunos com Deficiências Múltiplas matriculados no Ensino Fundamental I: reflexões sobre a atuação das políticas de educação inclusiva.

Atuação profissional: Professora da Educação Básica.

Email: lfelixsiebra@gmail.com

Luciene Pereira de Araújo

Aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ)

Pesquisa: Processos de criação no ato fotográfico de pessoas com deficiência visual: implicações estéticas e políticas

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ).

Atuação Profissional: Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colégio Pedro II.

Email: lucienearaujorj@yahoo.com.br

Magda Fernandes de Carvalho

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ).

Pesquisa: Estratégias de mediação pedagógica no campo das habilidades motoras com um aluno com transtorno do espectro do autismo no contexto de uma escola especial.

Atuação Profissional: Professora da educação básica na Rede Municipal de Ensino de São João de Meriti/RJ.

Email: magdafernandesdecarvalho@gmail.com

Marcela da Silva Vieira Dantas

Aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ).

Pesquisa: O brinquedo como produto cultural e estético: narrativas de crianças com deficiência sobre a imagem corporal. 

Atuação profissional: Professora de Educação Física
Email: dantasmarcella13@gmail.com

Roberta Pereira Vieira de Souza

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ).

Pesquisa: O ensino remoto com alunos com transtorno do espectro autista em tempo de pandemia da COVID-19.

Atuação Profissional: Professora da educação básica nas redes municipais de Mesquita e Duque de Caxias.

Email: robertapvsouza@gmail.com

Verônica Christina Rodrigues Dutra

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/FEBF/UERJ).

Pesquisa: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Um estudo sobre as políticas em tempos de pandemia da COVID-19

Atuação Profissional: Orientadora Educacional da Rede Municipal de Ensino de Belford Roxo/RJ.

Email: dutrachristina1@hotmail.com

Adriana Dantas Robaina

Aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia da FEBF/UERJ.

Vínculo: Bolsista de Iniciação Científica – Bolsista IC/Faperj 

Projeto: Relações de ensino e condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência no contexto de uma escola de Ensino Fundamental I

Email: adrianadantasrobaina@gmail.com

Bianca Oliveira dos Santos

Formada em Licenciatura em Geografia pela FEBF/UERJ.

Pós Graduada em Práticas de Letramento pelo IFRJ.

Aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia da FEBF/UERJ

Vínculo: Bolsista de Monitoria da disciplina Educação Inclusiva (Cetreina/UERJ).

Email: biancasantosb14@gmail.com

Jean Alair Neto da Silva

Aluno do curso de Licenciatura em Matemática da FEBF/UERJ.

Vínculo: Bolsista de Monitoria da disciplina Educação Inclusiva e Matemática (Cetreina/UERJ).

Email: jeannetto85@gmail.com

Mylena de Mattos Baracho 

Licenciada em Matemática pela FEBF/UERJ.

Vínculo: Bolsista do PROATEC N4 (Capes/UERJ).

Email: mylenamattos15@gmail.com

Rayssa Lima de Jesus

Aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia da FEBF/UERJ.

Vínculo: Bolsista de Estágio Interno Complementar (Cetreina/UERJ).

Email: rayssalima085@gmail.com

Gisele Camargo Monteiro

Mestra em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ).

Bibliotecária formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Vínculo: Bolsista TCT Faperj.

Email: gisele.cmonteiro@gmail.com