Este fascículo objetiva contribuir para a articulação entre a educação comum e a educação especial, tendo em vista a promoção de práticas educacionais inclusivas para alunos com altas habilidades/superdotação. O texto dialoga com os profissionais envolvidos na educação desses alunos, refletindo sobre a construção de práticas educacionais no viés de uma aprendizagem colaborativa, interativa e dinâmica a partir da compreensão dos processos de construção da inteligência humana, segundo os pressupostos teóricos de Piaget. A compreensão das características dos alunos com altas habilidades/superdotação, de forma articulada com o conhecimento acerca dos processos de construção da aprendizagem, possibilita aos professores do ensino comum e do atendimento educacional especializado - AEE elaborarem estratégias de ensino que potencializem as habilidades identificadas ou em identificação nesses estudantes. As proposições teóricas aqui apresentadas adotam um posicionamento que visa favorecer o desenvolvimento inclusivo das escolas, contrapondo as afirmações que tendem a ser conclusivas sobre os poucos benefícios do ensino regular para esses alunos e reforçam o imaginário social de uma estabilidade da estrutura escolar, indiferente às diferenças. Este fascículo introduz e relaciona conceitos que propiciam aos professores refletir sobre os alunos com altas habilidades/superdotação a luz da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Reitera a necessidade de uma prática escolar heterogênea, que simultaneamente respeite as diferenças de aprendizagem individuais e promova oportunidades diversificadas, por meio do entrelace entre a educação comum e a educação especial.
DELPRETTO, Bárbara Martins de Lima; GIFFONI, Francinete Alves de Oliveira; ZARDO, Sinara Pollom. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: altas habilidades/ superdotação. Brasília, DF: MEC/SEESP; [Fortaleza: Edições UFC], 2010. Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, v. 10.