Este trabalho, resultante de uma pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, objetiva analisar o estatuto da Tecnologia Educacional Assistiva para suporte à escolarização de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados em uma sala especial de uma escola pública de Educação Básica. Apoiado em autores como ADORNO (2000); SANTOS (2003); SOUZA (2017a; 2017b; 1997), o estudo tem caráter qualitativo e consiste em uma pesquisa-ação donde a pesquisadora é também professora da turma. Para construção dos dados valemo-nos da observação participante, com registro em diário de campo e análise de fichas de avaliação individual. Enquanto considerações parciais, pode-se apontar para a necessidade de estratégias
pedagógicas e materiais didático-curriculares.
SOUZA, Roberta Pereira Vieira de. Inclusão de alunos autistas e o estatuto da tecnologia educacional assistiva (TEA). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos, 10., 2019, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro, 2019.