Este trabalho analisou estratégias de mediação pedagógica com foco na aprendizagem e desenvolvimento de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no campo da habilidade motora na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola especial da Rede Municipal da Baixada Fluminense. Como suporte teórico-metodológico, tomamos os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Destes, salientamos o conceito de mediação, apresentado por Vygotsky e compreendido como trabalho pedagógico de aprendizagem (processo e produto da interação entre docentes, discentes e conhecimento no contexto social) e, as ideias da defectologia que amparam as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos. Para atingir tal objetivo, realizamos atividades com estratégias de mediação semanalmente nos anos letivos de 2018 e 2019, a partir de uma pesquisa documental dos relatórios , avaliações e Planejamento Educacional Individualizado (PEI) do aluno. Utilizamos para a construção de dados, a descrição de fotos, vídeos e observações realizadas de forma direta, registradas em diário de campo e as fichas de cunho específico de cada atividade. Para a análise dos dados construídos, assumimos os princípios da microgenese, percebendo as minúcias do desenvolvimento do aluno. A partir dessa experiência, notamos como o desenvolvimento de estratégias diferenciadas voltadas para: dicas verbais, pistas visuais, negociação e imitação afetam as relações de ensino de alunos com TEA por meio da mediação. Essas estratégias potencializaram o interesse e o envolvimento dos alunos , fator determinante para o engajamento pedagógico e aprendizagem significativa do educando com TEA.
CARVALHO, Magda Fernandes, SOUZA, Flávia Faissal. Estratégias de mediação pedagógica para alunos com transtorno do espectro do autismo: habilidade motora. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 9., 2021, São Carlos, [Anais]. São Carlos, 2021.