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2019_FERREIRA_OLIVEIRA_SOUZA_Limites_Formacao_Inicial_Docente_Educacao_Inclusiva_Formacao_Continuada_AlternativaBaixar
Metadados
Título
Os limites da formação inicial docente para educação inclusiva e a formação continuada como alternativa
Resumo
Os desafios impostos pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (SEESP/MEC, 2008) conferem um papel essencial ao docente, evidenciando a importância de investimentos em sua formação para efetivação de processos de inclusão. A partir de uma pesquisa bibliográfica, esse trabalho tem como objetivo analisar o que as pesquisas apontam sobre a formação inicial e continuada de professores para a atuação dentro dos preceitos da proposta política da educação inclusiva. Estudos apontam que lacunas na formação fazem com que os professores sintam-se despreparados para atuar dentro da proposta educacional inclusiva, gerando baixa expectativa em relação ao desenvolvimento dos alunos (DUEK, 2014; CARAMORI, 2014; JESUS, 2015; entre outros). Tendo em vista enfrentar limites da formação inicial dos docentes, sinalizamos a importância de propostas de formação inicial e continuada em busca de ressignificação das práticas pedagógicas. Entendemos que os resultados desta pesquisa poderão auxiliar em processos de análise sobre currículos dos cursos de licenciatura, além de destacar a formação continuada como uma alternativa frente às dificuldades inerentes à prática cotidiana.
Identificador
ISBN: 978-65-80968-08-4
Ano
Ano da publicação
2019
Local da publicação
Florianópolis, SC.
Palavras-chave
Educação Inclusiva | Formação Continuada | Formação Inicial do Professor
Tipo de Documento
Instituição
CINTEDES
Idioma
Português
Referências
FERREIRA, Giselle Coutinho; OLIVEIRA, Letícia Alves de, SOUZA, Flávia Faissal de. Os limites da formação inicial docente para educação inclusiva e a formação continuada como alternativa. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR, 1., 2019, Florianópolis. Anais. Campinas: Galoá, 2019. v. 1.