Os desafios impostos pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (SEESP/MEC, 2008) conferem um papel essencial ao docente, evidenciando a importância de investimentos em sua formação para efetivação de processos de inclusão. A partir de uma pesquisa bibliográfica, esse trabalho tem como objetivo analisar o que as pesquisas apontam sobre a formação inicial e continuada de professores para a atuação dentro dos preceitos da proposta política da educação inclusiva. Estudos apontam que lacunas na formação fazem com que os professores sintam-se despreparados para atuar dentro da proposta educacional inclusiva, gerando baixa expectativa em relação ao desenvolvimento dos alunos (DUEK, 2014; CARAMORI, 2014; JESUS, 2015; entre outros). Tendo em vista enfrentar limites da formação inicial dos docentes, sinalizamos a importância de propostas de formação inicial e continuada em busca de ressignificação das práticas pedagógicas. Entendemos que os resultados desta pesquisa poderão auxiliar em processos de análise sobre currículos dos cursos de licenciatura, além de destacar a formação continuada como uma alternativa frente às dificuldades inerentes à prática cotidiana.
FERREIRA, Giselle Coutinho; OLIVEIRA, Letícia Alves de, SOUZA, Flávia Faissal de. Os limites da formação inicial docente para educação inclusiva e a formação continuada como alternativa. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR, 1., 2019, Florianópolis. Anais. Campinas: Galoá, 2019. v. 1.