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Título
Implicações das diferenças em espaços historicamente ocupados por grupos sociais predominantemente homogêneos
Resumo
Neste trabalho, utilizando a metodologia de Estudo de Caso, temos por objetivo analisar um conflito ocorrido em uma instituição da Rede Federal de Ensino, localizada no município do Rio de Janeiro/RJ, dois anos após adequações no processo seletivo visando atender às orientações da Lei no 12.711 (BRASIL, 2012). A situação se iniciou com uma troca de ofensas de cunho racial por meio de redes sociais, e, posteriormente, teve desdobramentos nas dependências da escola. Em nossas análises, utilizamos os conceitos de racismo estrutural e racialismo em busca desnaturalizar concepções que se estabeleceram enquanto verdade em relação a padrões definidos socialmente. Entendemos que o trabalho contribui para ampliação das discussões sobre o racismo em nosso país, que, por vezes, são minimizadas pelo mito da democracia racial brasileira, representando a possibilidade de lidar com temas que costumam ser negligenciados em nossa sociedade.
Abstract
For this work, we selected the case study methodology with the aim of analyse a conflict occurred in an institution of Federal Education Network, situated in Rio de Janeiro’s city –Brazil -two years after occurred some adaptations in the selection’s criteria pupils with the purpose to attend the Law nº12.711 (BRASIL, 2012). The scenery was drawn when some flow of racial offenses started in the social networks and, after that, had consequences in the interior of the school. In our analysis, we introduced the concepts of structural racism and racialism in order to denaturalize conceptions established themselves as truth in relation to socially defined standards. We see this work as a contributor to amplify the discussions about racism in Brazil –which, several times, this situations are minimized because the myth of brazilian racial democracy. All of this represent a possibility to deal with some subjects who often neglected in our society.
Resumen
En este trabajo, por medio de la metodología de Estudio de Caso, pretendemos analizar un conflicto ocurrido en una institución de la Red Federal de Educación, ubicada en la ciudad de Rio de Janeiro / RJ -Brasil, dos años después de ajustes en el proceso de selección para cumplir con las pautas de la ley nº12.711 (BRASIL, 2012). La situación comenzó con un intercambio de delitos de carácter racial por medio de las redes sociales, y luego tuvo consecuencias en el recinto escolar. En nuestros análisis, utilizamos los conceptos de racismo estructural y de racialismo en un intento de desnaturalizar concepciones que se han establecido como verdad en relación con estándares socialmente definidos. Entendemos que el trabajo contribuye a la expansión de las discusiones sobre el racismo en nuestro país, a veces minimizado por el mito de la democracia racial brasileña, representando la posibilidad de abordar temas que muchas veces son desatendidos en nuestra sociedad.
Identificador
ISSN 2177-2770
Ano
Ano da publicação
2022
Local da publicação
Curitiba, PR.
Palavras-chave
Política de Inclusão Social | Racismo na Educação | Sistema de Cotas
Tipo de Documento
Instituição
Revista da ABPN
Idioma
Português
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Referências
FERREIRA, Giselle Coutinho; TOMAN, Alexandre; MARCELINO, Sandra Regina de Souza. Implicações das diferenças em espaços historicamente ocupados por grupos sociais predominantemente homogêneos. Revista da ABPN, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 444-460, jun.-ago. 2022.