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Título
Pedagogia visual na educação surdos: análise dos recursos visuais inseridos em um LDA
Resumo
O texto discute o papel dos recursos da pedagogia visual, inseridos em um livro didático digital acessível (LDA), enquanto dispositivos de acessibilidade ao conteúdo pensado para alunos surdos matriculados em duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Duque de Caxias que adota como proposta pedagógica o bilinguismo. Este estudo parte do princípio de que as práticas pedagógicas embasadas na experiência visual contribuem para um melhor aprendizado de alunos surdos. A metodologia desta pesquisa embasou-se na perspectiva histórico-cultural, com viéis da pesquisa participante. Participaram do estudo 3 professoras da educação básica e 4 alunos surdos. Os resultados apontaram que: devido à aquisição tardia da língua de sinais os alunos tiveram dificuldades para compreender a Libras da janela em Libras, sendo necessária a mediação pedagógica; o uso de vídeos e ilustrações embasados na pedagogia visual contribuiu para a compreensão do conteúdo pelos alunos; apesar dos recursos da pedagogia visual no LDA, as estratégias de mediação entre alunos e professoras foram fundamentais para que os conteúdos ganhassem significado, como o uso de objetos pedagógicos e do próprio corpo. Assim, este estudo revelou que o LDA isoladamente não promoveu significado para os alunos surdos, sendo necessário o uso de estratégias de mediação a partir das interações entre alunos e professores.
Abstract
The text discusses the role of visual pedagogy resources, inserted in aaccessible digital textbook (ADT), as accessibility devices to the content designed for deaf students enrolled in two classes of 3rdyears of Elementary School in a public school in Duque de Caxias which adopts bilingualism as its pedagogical proposal. This study is based on the principle that pedagogical practices based on visual experience contribute to better learning for deaf students. The methodology of this research was based on the historical-cultural perspective, with participant research strands. The study included 3 teachers and 4 deaf students of primary school. The results pointed out that: due to the late acquisition of sign language the students had difficulties to understand Libras from the window in Libras, being necessary the pedagogical mediation; the use of videos and illustrations based on visual pedagogy contributed to the comprehension of the content by the students; despite the resources of visual pedagogy in the ADT, mediation strategies between students and teachers were fundamental for the contents to gain meaning, such as the use of pedagogical objects and the body itself. Thus, this study revealed that ADTalone did not promote meaning for deaf students, requiring the use of mediation strategies from interactions between students and teachers.
Resumen
El texto discute el papel de los recursosde pedagogia visual insertadosenun libro digital accesible (LDA), como dispositivos de accesibilidad al contenido diseñado para estudiantes sordos matriculados en dos clases de 3er año de primaria en una escuela pública en Duque de Caxias que adopta el bilinguismo como una propuesta pedagógica. Este estudio se basa en el principio de que las prácticas pedagógicas basadas en el experiência visual contribuyen a un mejoraprendizaje para los estudiantes sordos. La metodología de esta investigación se basoenla perspectiva histórico-cultural, con la orientación de la investigación participante. 3profesoras de educación básica y 4 estudiantes sordos participaron en el estudio. Los resultados mostraron que: debido a la adquisición tardía del lenguaje de señas, losestudiantes tenían dificultades para compreender janela en Libras, lo que requería una mediación pedagógica; el uso de vídeos e ilustraciones basados en pedagogia visual contribuyó a la comprensión del contenido por partes de los estudiantes; apesar de los recursos de la pedagogía visual en LDA, las estrategias de mediación entre estudiantes y maestros fueron fundamentales para que el contenido adquiriera significado, como el uso de objetos pedagógicos y elpropiocuerpo. Por lo tanto, este estudio revelo que la LDA pó si sola no promovióel significado para los estudiantes sordos, requeriendoel uso de estratégias de mediación basadas en las interaciones entre estudiantes y maestros.
Identificador
Ano
Ano da publicação
2020
Local da publicação
Rio de Janeiro, RJ.
Palavras-chave
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Tipo de Documento
Instituição
Revista Docência e Cibercultura
Idioma
Português
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Referências
GOMES, Ellen Midiã Lima da Silva; SOUZA, Flávia Faissal de. Pedagogia visual na educação surdos: análise dos recursos visuais inseridos em um LDA. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 4, n.1, jan.-abri., p. 99-120, 2020.