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Escolha Profissional para o Ensino Superior: vozes de jovens do ensino médio de escola pública
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Escolha Profissional para o Ensino Superior: vozes de jovens do ensino médio de escola pública
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar como tem ocorrido a escolha profissional para o ensino superior (ou não) de jovens que estudam no 3o ano do ensino médio de escola pública. Trata-se de uma pesquisa cujo tema é complexo, mas que precisa ser mais estudado nos Programas de Pós-graduação em Educação para que o conhecimento sobre a temática possa ser adensado, contribuindo deste modo para possíveis mediações e relações que levem a uma discussão mais aprofundada, crítica e reflexiva. Para fins de recorte temporal reportamos a época do governo militar e pós anos de 1990 por considerar estes períodos marcados por profundas transformações políticas, econômicas e sociais que impactaram (e continuam impactando) a educação brasileira e consequentemente influenciando o jovem na sua escolha profissional. Sendo assim, utilizamos como abordagem teórico-metodológica o materialismo histórico dialético contribuindo para termos uma visão do fenômeno estudado a partir das contradições em que o mesmo se apresenta e dentro de um processo histórico. Como instrumento de pesquisa usamos a entrevista semi-estruturada, sendo entrevistados 12 jovens, 6 do sexo masculino e 6 do sexo feminino e a orientadora educacional. A
interpretação dos dados coletados delineou-se mediante análise de conteúdo. Cabe salientar que as entrevistas foram realizadas dentro do espaço de um colégio Estadual do Rio de Janeiro. A investigação deste trabalho leva-nos a perceber que há vários fatores que interferem na escolha profissional do jovem da classe trabalhadora e frações desta classe, que estudam no ensino médio de escola pública de turno noturno. Por isso a importância de política públicas estruturais que os incluam no sentido pleno de direitos e deveres. Contudo, torna-se fundamental escutar a voz do jovem para que mesmo participe enquanto sujeito do seu processo de formação educacional e
profissional no fazer coletivo que o leve a sua emancipação. Por fim, defendemos que a escolha profissional não se resume a uma decisão subjetiva, mas social.
Abstract
This work had as objective to analyze as has occurred the professional choice for higher education (or not) of young people studying in the 3rd year of high school public school. This is a survey whose theme is complex, but that needs to be further studied in the graduate programs in education so that the knowledge about the subject can be densified, contributing in this way for possible mediations and relationships that lead to further discussion, critical and reflective. For temporal purposes we report the time of military Government and after years of 1990 for considering these periods marked by profound political, economic and social transformations that impacted (and continue impacting) the Brazilian education and hence influencing the young in his professional choice. Therefore, we use as theoretical-methodological approach the historical materialism dialectic that has enabled us to have a holistic view of the phenomenon studied from the contradictions in which it presents itself and within a historical process. As research tool use structured interviews, being interviewed young, 12 6 male and 6 female and the educational Advisor. The interpretation of the collected data outlined by content analysis. It is noted that the interviews were carried out within the scope of a State College of Rio de Janeiro. The investigation of this study leads us to realize that there are several factors that interfere in the choice of professional young working-class and fractions of this class, studying in high school night shift public school. So the importance of structural public policy that include in the full sense of rights and duties. However, it is essential to listen to the voice of the young to even participate as subject of your educational and professional formation process in making collective that leads to their emancipation. Finally, we argue that the choice is not just a subjective decision, but social.
Ano da publicação
2013
Local da publicação
Rio de Janeiro, RJ.
Palavras-chave
Keyword
Tipo de Documento
Instituição
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Idioma
Português
Referências
ANDRADE, Gilton Francisco Sousa de. Escolha Profissional para o Ensino Superior: vozes de jovens do ensino médio de escola pública. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2013.