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Título
Educação Inclusiva: sentidos e efeitos da formação continuada em serviço no contexto da EJA em uma escola de periferia
Resumo
Embora tenha transcorrido um período de tempo desde o lançamento da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (SEESP/MEC, 2008), as práticas educacionais construídas no cotidiano das escolas brasileiras ainda estão distantes das orientações contidas nessa proposta política. Muito se avançou em relação ao acesso de alunos com deficiências à educação escolar. Porém, se não existirem estratégias adequadas à permanência desses alunos, permanecem também formas de exclusão escolar. Assim, esta pesquisa tem por objetivo investigar os sentidos produzidos pelo trabalho da equipe de orientação educacional e pedagógica, no âmbito da formação continuada em serviço, e os efeitos desse trabalho no desenvolvimento de práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva, no contexto da Educação de Jovens e Adultos, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ. Para tanto, atuando como orientadora pedagógica dessa escola, elaborei, juntamente com o restante da equipe, uma proposta de formação continuada em serviço. Para tal, assumindo a perspectiva sócio-histórica, analisamos o trabalho que havia sido desenvolvido ao longo de três anos, por meio de atas de conselhos de classe e de grupos de estudos, complementada pela narrativa da memória desses eventos (BOSI, 1993; BRAÃO, 2003). Posteriormente, para análise da proposta de atuação/investigação, valemonos de registros em diário de campo e áudio gravação. Após o trabalho de transcrição e préanálise, foram elencadas categorias de análise que deram suporte a construção dos dados e análise dos mesmos. Os dados mostram que a formação contribuiu significativamente para melhorar o desenvolvimento de estratégias com os alunos com deficiência, sobretudo pela relação dialógica estabelecida entre teoria e prática ao longo da dinâmica proposta nos encontros. Por fim, destacamos que falar sobre sentidos e efeitos envolve concepções subjetivas, todavia, na presente pesquisa, nos apoiamos no referencial teórico-metodológico adotado para o alcance dos objetivos definidos.
Abstract
Even though had passed certain period of time since the emergence of the National Politic on Inclusive Education in the Inclusive Educational s Perspective (SEESP/MEC, 2008), the educational practices built in the daily life of brazilian schools still far from the guidelines contained in this political proposal. So much progress has been made in recent decades in terms of access to school education for students with disabilities. However, if hasn t basic cares with student s permanence in the school, several forms of school exclusion will have continuity. By this way, this research aims to investigate the meanings produced by the work of the educational and pedagogical guidance s team, within the scope of continuing education in service, and the effects of this work on the development of pedagogical practices from an inclusive perspective in the context of Youth and Adult Education, at a school in the Municipal Education Network of Duque de Caxias/RJ. For this goal, as a pedagogical advisor of this school, I designed with the team, an in service continuing education s propose. So, assuming the socio-historical perspective, we analyze the work that had been developed over three years, through minutes from class councils and study groups, complemented by the narrative of the memory of these events (BOSI, 1993; ABRAÃO, 2003). Posteriorly, for proposal s analysis of action and investigation, we used field journaling and audio recording. After the transcription s working and pre-analysis, it was listed categories of analysis which supported the construction of the data and analysis of the same. The data show that training per si contributed significantly to improve the development of strategies with disabled students, mainly due to the dialogical relationship established between theory and practice along the dynamics proposed in the meetings. Finally, we emphasize that talking about meanings and effects involves subjective conceptions; however, in this research, we rely on the theoretical-methodological framework adopted to achieve the defined goals.
Identificador
Ano
Ano da publicação
2020
Local da publicação
Duque de Caxias, RJ.
Palavras-chave
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Tipo de Documento
Instituição
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Idioma
Português
Link da publicação
Referências
FERREIRA, Giselle Coutinho. Educação Inclusiva: Sentidos e efeitos da formação
continuada em serviço no contexto da EJA em uma escola de periferia. 2020. Dissertação
(Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada
Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2020.